Só que, principalmente após a pandemia, o golpe do boleto bancário fácil tem sido cada vez mais comum. O golpe consiste no envio de e-mail, sms e até WhatsApp com o boleto falso, idêntico ao original, muitas vezes até com o mesmo valor das contas originais.
A pessoa, acreditando ser o envio da instituição pagadora, realiza o pagamento na boa-fé e quando se dá conta vê seu nome negativado ou o surgimento de cobranças de um boleto que acha que pagou.
Golpes como esse aumentou mais de 100% nos últimos dois anos. Mas a questão é, é possível recuperar esse valor?
A resposta é: depende.
É necessário analisar como se deu o golpe e os elementos do boleto e das informações contidas no e-mail, sms e que consta no boleto.
Vamos lá,
Se te enviam um falso boleto bancário de um determinado banco, onde consta todas suas informações, como CPF, e-mail e outras informações pessoais, isso é indício que houve vazamento de seus dados pessoais desse banco.
O devedor deve proporcionar aos consumidores um ambiente on-line de segurança e proteção de seus dados.
A fraude em boleto bancário é responsabilidade da instituição financeira que teve falha em sua segurança, permitindo a adulteração.
É sempre bom lembrar, ao receber qualquer e-mail, mesmo que esteja com as cores ou letras da Loja ou instituição financeiro que você é devedor, confira o e-mail se é @seubanco, confira seus dados, baixe o boleto diretamente do site e desconfie dos códigos de barra que não se consegue fazer a leitura, que te obriga a digitar os números e na dúvida, entre em contato com sua instituição para que lhe forneçam um boleto num local seguro.
Por isso, se você pagou um boleto falso, é necessário buscar um advogado de sua confiança, levando o boleto falso, boletos originais anteriores, o e-mail e o comprovante de pagamento para verificar se a Loja ou o Banco possui responsabilidade de te ressarcir.
Proteja-se e busque os seus direitos.